Pare e pense: qual seria a sua reação se você comprasse um Amazon Echo ou qualquer outro dispositivo com a Alexa e, algum tempo depois, a assistente soltasse uma risada inesperada? Soa hilário, mas muita gente passou por esse susto nos últimos dias. A Amazon até já prometeu solucionar o problema.

No meu caso, depois que o coração voltasse a bater, provavelmente eu tentaria encontrar uma explicação racional, como “esse negócio deve ter sido hackeado” ou “será que a cerveja de ontem estava vencida?”. Mas muitas das “vítimas” preferiram relatar os seus episódios no Reddit ou no Twitter.

De acordo com alguns relatos, a Alexa deu uma risadinha depois de receber um comando de voz. Porém, na maior parte dos casos, a risada veio em situações totalmente aleatórias, sem que a assistente tivesse sido acionada.

Having an office conversation about pretty confidential stuff and Alexa just laughed. Anybody else ever have that?

It didn’t chime as if we had accidentally triggered her to wake. She simply just laughed. It was really creepy.

— David Woodland (@DavidSven) 1 de março de 2018

so my mom & I are just sitting in the living room, neither of us said a word & our Alexa lit up and laughed for no reason. she didn’t even say anything, just laughed.

we unplugged her.

— taylor wade (@taylorkatelynne) 5 de março de 2018

Como mostram os tweets acima, o usuário do perfil @DavidSven, por exemplo, relatou que estava tento uma conversa no escritório sobre um assunto bastante confidencial e a Alexa simplesmente riu. Outro relato é o de @taylorkatelynne, que disse que estava na sala de estar com a sua mãe e, sem que ninguém dissesse uma só palavra, a Alexa soltou a risada.

A quantidade de usuários que se depararam com a risada da assistente não foi realmente grande, mas os relatos foram suficientes para piadas, memes e até uma brincadeira no programa de Jimmy Kimmel surgirem:

Diante da repercussão do assunto, a Amazon tratou de investigar o problema e descobriu que, em raras circunstâncias, a assistente simplesmente pode entender algum som como sendo o comando “Alexa, laugh” (Alexa, ria), o que provoca a risada.

Para evitar mais sustos, a companhia está desativando essa ordem. Agora, para fazer a Alexa rir, o usuário terá que dar um comando mais completo, como “Alexa, você pode rir?”. Por via das dúvidas, ela vai responder algo como “claro, eu posso rir” e só então soltar a risada.

A Amazon só não se pronunciou sobre o usuário que disse no Twitter “eu desconectei a Alexa, mas ela continuou rindo”.

Com informações: Bloomberg, Mashable, AFP.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados