Próximo Snap da Motorola para o Moto Z: um headset de realidade virtual

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 dias

A Motorola vem lançando módulos dos mais variados tipos para a família Moto Z: o último Snap que chegou ao mercado brasileiro foi um Polaroid que imprime fotos na hora. Praticamente todos são acessórios não muito volumosos que podem ser acoplados à traseira do smartphone, mas agora temos uma exceção: um headset de realidade virtual.

Quem revela o novo Moto Snap (nos Estados Unidos, Moto Mod) é Evan Blass, velho conhecido por vazar produtos antes do anúncio oficial. A imagem de divulgação mostra um headset batizado de Virtual Viewer, que envolve todo o corpo do smartphone, deixando somente espaço para o calombo na região da câmera traseira.

Ainda não há detalhes sobre o funcionamento do Motorola Virtual Viewer, mas já podemos tirar algumas conclusões pela foto. Primeiro, ele não deverá ser tão leve quanto o Daydream View, do Google, que possui um corpo de tecido; em vez disso, o Snap parece adotar uma carcaça de plástico, com um formato mais parecido com o do Gear VR, da Samsung.

Além disso, o espaço para a câmera traseira significa que o headset deverá suportar tanto realidade virtual (VR) quanto aumentada (AR). O timing faz sentido, já que o Google vem expandindo o ARCore para mais dispositivos; smartphones caros da Samsung, LG, Google, Asus e OnePlus já são suportados, e a Motorola é uma das parceiras que trabalha com o Google no projeto de realidade aumentada.

De qualquer forma, fica a dúvida se as realidades virtual e aumentada vão emplacar algum dia: os headsets já não custam mais os olhos da cara (a Samsung chegou a oferecer o Gear VR como brinde em várias ocasiões), mas parece que falta conteúdo para explorar a tecnologia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados