A Mozilla lançou recentemente o Firefox 59 para Windows, macOS, Linux e Android. Em outras palavras, esta é a mais recente atualização do Firefox Quantum, projeto existente desde a versão 57 que marca a nova fase do navegador. Entre as novidades estão mais velocidade, funcionalidades incrementadas e ajustes na segurança.

No quesito desempenho, o Firefox 59 promete carregar páginas mais rapidamente. Além de cache local (no HD ou SSD), agora o navegador pode utilizar cache de rede. A página Home, que surge quando o usuário abre uma aba vazia, por exemplo, também está mais rápida.

Usuários do macOS vão se beneficiar de uma renderização gráfica aperfeiçoada graças à inclusão do OMTP (Off Main Thread Painting), recurso de aceleração desenvolvido pela própria Mozilla. O OMTP está disponível no Firefox para Windows e Linux desde a versão 58.

Na versão para Android, o Firefox 59 passou a suportar nativamente streaming de vídeo baseado no protocolo HLS (HTTP Live Streaming) e agora permite que o usuário bloqueie a tela em modo paisagem enquanto assiste a um filme.

A função de screenshots foi incrementada, permitindo até rabiscos sobre a captura
A função de screenshots foi incrementada, permitindo até rabiscos sobre a captura

Com relação à segurança e a privacidade, uma novidade interessante é a possibilidade de desativar as notificações de páginas, incluindo aquelas que pedem para acessar a câmera, o microfone ou a localização do seu dispositivo (quando possível). Nas configurações de privacidade (se quiser um atalho, digite about:preferences#privacy na barra de endereços), é possível determinar quais sites podem usar esses recursos sem pedir permissão, da mesma forma em que é possível bloqueá-los.

Por sua vez, o modo de navegação privada ficou mais… privado. Agora, o Firefox é capaz de eliminar informações de navegação que surgem no meio do caminho. Por exemplo, se você clicar em um link no site A que leva ao site B, este último receberá a informação de que você veio do site A. Esse detalhe serve a fins estatísticos, mas, às vezes, pode ser acompanhado de dados que você inseriu no site anterior. A nova versão consegue remover essas referências.

Firefox 59 - privacidade

O Firefox 59 já está disponível para download. Se você usa uma versão recente do navegador, precisa apenas aguardar a atualização automática.

Quantum for Enterprise

A Mozilla também anunciou a versão beta do Firefox Quantum for Enterprise. Sim, é uma versão para uso corporativo. Ela não difere muito da versão para usuários finais, porém. A maior diferença é a inclusão de ferramentas que permitem que o navegador seja configurado mais facilmente para certas atividades ou disponibilizado em redes privadas com determinados recursos ativados ou desativados.

Para ter acesso ao beta do Quantum Enterprise, é necessário preencher um formulário no site da Mozilla.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados