Notícias Internet

Twitter testa modo que exibe notícias com mais destaque

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Enquanto o Facebook se esforça para priorizar publicações de usuários em detrimento do conteúdo das páginas, o Twitter tenta abrir mais espaço para as notícias. Pelo menos é o que um dos experimentos atuais do serviço sugere: alguns usuários estão encontrando notícias destacadas no topo da timeline.

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, o Twitter destacou para esse grupo o falecimento de Stephen Hawking. Esse detalhe já deixa claro que o objetivo aqui é dar espaço para os acontecimentos mais relevantes do momento, ou seja, para breaking news.

Twitter - teste com breaking news

Keith Coleman, vice-presidente de produtos do Twitter, confirmou o teste ao BuzzFeed e explicou que as pessoas frequentemente usam a rede social para falar de coisas que acontecem agora, por isso, o destaque, se lançado, tornará mais fácil a descoberta de assuntos atuais e relevantes.

Esse é um recurso que chama atenção porque, além de destacar uma notícia de um modo mais chamativo, tweets relacionados ao assunto podem ser exibidos na sequência, permitindo que o usuário consulte facilmente outras fontes ou visualize discussões a respeito. Em tempos de notícias falsas se proliferando como praga, esse detalhe pode ajudar o usuário a escapar de ciladas.

É claro que, para isso, o Twitter não pode descuidar da curadoria. Esse trabalho é feito via algoritmo e funciona como uma espécie de extensão da função Happening Now que, atualmente, vem destacando conteúdo sobre grandes eventos esportivos nos Estados Unidos.

Por enquanto, o teste está restrito a um grupo de usuários norte-americanos que usa o Twitter para iOS ou Android. Keith Coleman não informou se ou quando o serviço pretende disponibilizar o recurso globalmente.

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque