Twitter - teste com breaking news

Enquanto o Facebook se esforça para priorizar publicações de usuários em detrimento do conteúdo das páginas, o Twitter tenta abrir mais espaço para as notícias. Pelo menos é o que um dos experimentos atuais do serviço sugere: alguns usuários estão encontrando notícias destacadas no topo da timeline.

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, o Twitter destacou para esse grupo o falecimento de Stephen Hawking. Esse detalhe já deixa claro que o objetivo aqui é dar espaço para os acontecimentos mais relevantes do momento, ou seja, para breaking news.

Keith Coleman, vice-presidente de produtos do Twitter, confirmou o teste ao BuzzFeed e explicou que as pessoas frequentemente usam a rede social para falar de coisas que acontecem agora, por isso, o destaque, se lançado, tornará mais fácil a descoberta de assuntos atuais e relevantes.

Esse é um recurso que chama atenção porque, além de destacar uma notícia de um modo mais chamativo, tweets relacionados ao assunto podem ser exibidos na sequência, permitindo que o usuário consulte facilmente outras fontes ou visualize discussões a respeito. Em tempos de notícias falsas se proliferando como praga, esse detalhe pode ajudar o usuário a escapar de ciladas.

É claro que, para isso, o Twitter não pode descuidar da curadoria. Esse trabalho é feito via algoritmo e funciona como uma espécie de extensão da função Happening Now que, atualmente, vem destacando conteúdo sobre grandes eventos esportivos nos Estados Unidos.

Feel the roar of the crowd, no matter where you are.

We’re rolling out a new way to see what’s happening now, starting with sports in 🇺🇸! Available on Android and iOS starting today. https://t.co/lmBFCK4DG0 pic.twitter.com/cv4wL8hCxA

— Twitter (@Twitter) 10 de outubro de 2017

Por enquanto, o teste está restrito a um grupo de usuários norte-americanos que usa o Twitter para iOS ou Android. Keith Coleman não informou se ou quando o serviço pretende disponibilizar o recurso globalmente.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados