CNH digital é liberada gratuitamente em São Paulo

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
CNH-e

Motoristas do estado de São Paulo já podem ter acesso à versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Liberado nesta quinta-feira (22), o documento possui o mesmo valor jurídico do modelo impresso e pode ser obtido sem custo adicional.

Para obter o documento, é necessário baixar o aplicativo CNH Digital na App Store ou no Google Play. Você precisa ter uma versão impressa do documento que tenha QR Code, não possua bloqueios e esteja na validade. Esse tipo de CNH começou a ser emitido em maio de 2017, por isso, quem tirou ou renovou o documento antes deverá pedir uma segunda via, que custa R$ 42,41.

Com a CNH impressa em mãos, existem duas opções. Se você tiver um certificado digital, o e-CPF (o que provavelmente não é o caso), pode fazer o pedido da CNH digital e confirmar seus dados pelo próprio celular. Caso contrário, é preciso ir a um posto de atendimento do Detran para finalizar o cadastro.

A CNH digital só pode ser vinculada a um smartphone por vez; se você trocar de aparelho, a CNH digital anterior será automaticamente bloqueada. Ela possui o mesmo prazo de validade da versão em papel e, claro, sua emissão é totalmente opcional — mas é mais fácil esquecer o papel em casa do que o celular, então talvez seja uma boa ideia obtê-lo.

Em conjunto com o lançamento da CNH digital no estado, o Detran-SP informou que não vai mais cobrar os R$ 11 pelo envio da versão impressa da carteira. A gratuidade deve começar em 30 dias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados