No início do mês, o Spotify passou a notificar usuários que recorrem a aplicativos modificados ou a outros truques para usar recursos premium sem pagar. Mas quantas pessoas trapaceiam o serviço, afinal? O número impressiona: até o final de 2017, eram cerca de 2 milhões de assinantes.

A informação foi revelada em um documento fiscal necessário para o plano da companhia de estrear na bolsa de valores. A quantidade de contas trapaceiras é, acima de tudo, uma enorme preocupação: para uma empresa que ainda não sabe o que é lucro, a receita que poderia ser obtida com esses 2 milhões de usuários faz falta.

O documento também revela que o Spotify encerrou 2017 com 157 milhões de usuários. Desse total, 86 milhões optavam pela modalidade gratuita, que veicula anúncios regularmente. De modo geral, os aplicativos ilegais visam suprimir justamente a publicidade.

Para o Spotify, o número de contas irregulares é ruim não só por causa do óbvio impacto nas receitas, mas também porque a companhia constatou que a probabilidade de esses usuários se tornarem pagantes é menor na comparação com aqueles que usam a modalidade gratuita sem truques sujos.

Não há outra saída a não ser partir para a briga. O Spotify começou a notificar usuários com contas irregulares no início do mês. A mensagem orienta sobre o uso dos aplicativos oficiais e avisa que, se atividades irregulares continuarem sendo detectadas, a conta poderá ser suspensa ou cancelada.

Ao mesmo tempo, a companhia vem atacando os canais que distribuem aplicativos irregulares. O repositório do Spotify Dogfood, por exemplo, já não existe mais no GitHub.

Vale frisar que, atualmente, o serviço premium do Spotify custa R$ 16,90 (US$ 9,99 nos Estados Unidos) por mês.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados