Máquina de venda de carros tem test drive gratuito para chineses com boa pontuação

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 dias

A Ford e a Alibaba se uniram em um projeto duplamente curioso na China. Trata-se de uma máquina de venda automática para carros, que libera veículos para test drive gratuito… se o usuário tiver uma pontuação social boa.

O Super Test Drive Center, em Guangzhou, é uma “vending machine” com capacidade para 42 carros. Será possível escolher entre dez modelos diferentes, incluindo o Explorer, Mondeo (conhecido por aqui como Fusion) e até mesmo um Mustang importado.

Funciona assim: o usuário seleciona o carro desejado através do aplicativo Tmall, da Alibaba, e confirma sua identidade tirando uma selfie. Então, o edifício “dispensa” o veículo escolhido; o processo não leva mais que 10 minutos.

É possível retirá-lo para test drive por até três dias, e levá-lo para sua rotina diária nas ruas e estradas. Isso não custa nada para quem tem pontuação social de 700 ou superior.

Sim, o governo da China classifica os cidadãos usando um sistema de crédito social. Eles começam com uma pontuação de 550, que vai mudando com o tempo de acordo com suas ações e até suas compras.

As pessoas podem perder pontos se deixarem de pagar empréstimos, por exemplo, ou se cometerem crimes. A partir de maio, quem tiver pontuação baixa será barrado de viajar de avião ou trem.

O sistema está sendo implementado por oito empresas na China, incluindo a Sesame Credit, do Alibaba. Ela diz ao The Verge que usuários com nota inferior a 700 também podem fazer o test drive, mas precisam pagar uma taxa.

Além disso, o usuário pode receber desconto no carro com base em seu perfil no Tmall e em seu histórico de compras. A “vending machine” permanecerá ativa até 23 de abril.

https://www.youtube.com/watch?v=NvJFluC3A5s

Já existem outras máquinas para venda de carros. Em Singapura, uma vendedora de carros usados inaugurou um edifício de 15 andares que dispensa Bentleys, Ferraris e Lamborghinis.

E nos EUA, a revendedora de carros usados Carvana instalou “vending machines” em diversas cidades, como Houston, Austin, San Antonio e Dallas. São estruturas com paredes transparentes e vários andares para abrigar os veículos.

Você compra o carro através da internet, escolhe o local de retirada, se identifica em um totem de atendimento, e um elevador traz o veículo até você.

Com informações: The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados