Uber vende mais uma operação para serviço rival

Serviço de transporte Grab compra Uber em oito países do sudeste asiático

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Uber vendeu mais uma de suas operações para um serviço concorrente. Nesta segunda-feira (26), o Grab, que possui sede em Singapura, anunciou que vai assumir a carteira de usuários do Uber nos oito países do sudeste asiático em que as companhias atuam.

Em 2016, o Uber já havia vendido sua operação chinesa para a concorrente Didi Chuxing, também responsável pela 99 no Brasil. No final do ano passado, o Yandex.Taxi anunciou uma fusão com o Uber na Rússia, sendo que a maior parte da nova empresa de transporte seria de propriedade da Yandex, dona do buscador mais popular do país.

Com a transação, o Uber terá 27,5% de participação no Grab, enquanto o Grab assumirá completamente as operações do Uber no Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã. Isso inclui tanto o serviço de transporte de passageiros quanto o de entrega de comidas, UberEats, que passará a se chamar GrabFood.

O CEO Dara Khosrowshahi, que entra para o conselho do Grab, diz que “um dos potenciais perigos da nossa estratégia global é que enfrentamos muitas batalhas em muitas frentes e com muitos concorrentes”. A transação coloca o Uber “em uma posição de competir com o real foco e peso nos principais mercados em que operamos, ao mesmo tempo em que nos dá participações acionárias valiosas e crescentes em uma série de mercados grandes e importantes onde não operamos”.

Entre os investidores do Grab estão o conglomerado japonês SoftBank e a chinesa Didi Chuxing, que detém participações em boa parte dos concorrentes do Uber. No sudeste asiático, o Grab tem mais de 5 milhões de usuários ativos por dia e opera em 195 cidades.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados