As quatro maiores operadoras do país terão que arrumar a bagunça nos fios dos postes de energia elétrica. Claro, Oi, TIM e Vivo foram obrigadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na sexta-feira (6) a regularizarem suas instalações em 2.129 postes da concessionária de energia AES Eletropaulo.

A demanda é antiga: a AES Eletropaulo abriu um processo contra as operadoras na Aneel em 2016, de acordo com o TeleSíntese. Atualmente, as empresas de telecomunicações pagam R$ 3,14 por ponto de fixação para instalar os cabos de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura nos postes, sendo que a responsabilidade da ocupação é da empresa de energia elétrica.

Pela decisão, a Claro (que também controla a NET), a Oi, a TIM e a Vivo terão 90 dias para organizar suas instalações nos postes de iluminação da AES Eletropaulo. Se isso não acontecer, a distribuidora de energia elétrica poderá remover os cabos e equipamentos das operadoras.

O ideal mesmo seria enterrar todos os fios, mas a AES Eletropaulo alega que as obras demorariam 33 anos e custariam R$ 100 bilhões, o que dobraria a conta de luz. Uma lei municipal de São Paulo determina o enterramento de 250 km de fios por ano; a empresa tem 44 mil km de instalações na área de concessão, sendo apenas 3 mil km de fios enterrados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados