Um bug no Google Chrome causa lentidão no Windows se você fez muitos downloads

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Stephen Shankland/Flickr

O Google Chrome é o navegador mais popular do mundo, com mais de 50% de participação tanto nos desktops como nos smartphones, segundo o StatCounter. Por isso, qualquer falha nele pode ter um impacto em milhões de usuários.

Um bug pode causar lentidão no Windows quando o navegador do Google é iniciado. Justin Schuh, chefe de segurança do Chrome, explica que isso acontece porque o programa confere a integridade dos arquivos que você baixou.

Primeiro, o Chrome carrega a lista de downloads, e depois começa a verificar se cada arquivo ainda existe no mesmo local. “Tudo isso acontece cada vez que o navegador é aberto. Carregar o histórico inteiro de downloads para checar a existência deles consome muitos recursos”, diz Asanka Herath, da equipe de desenvolvimento do Chrome.

O Google já está trabalhando para resolver essa falha. Enquanto isso, se seu PC estiver sofrendo lentidão ao abrir o Chrome, limpe o histórico de downloads: vá até chrome://downloads, clique no ícone de três pontos no canto superior direito, e depois em “Limpar tudo”.

Confira outras dicas para deixar o Chrome mais rápido

O problema foi descoberto após Kelly Shortridge, gerente de produto da SecurityScorecard, notar que o Chrome estava acessando incessantemente a pasta Documentos.

I was wondering why my Canarytoken (a file folder) was triggering & discovered the culprit was chrome.exe. Turns out @googlechrome quietly began performing AV scans on Windows devices last fall. Wtf m8? This isn’t a system dir, either, it’s in \Documents\ pic.twitter.com/IQZPSVpkz7

— Kelly Shortridge (@swagitda_) March 29, 2018

Inicialmente, parecia que o Chrome estava usando seus recursos embutidos de antivírus. Desde o ano passado, ele tem uma ferramenta no Windows para detectar e remover softwares indesejados, desenvolvida em parceria com a ESET.

“Se encontrar algum malware suspeito, o Chrome envia metadados do arquivo onde o malware está armazenado e algumas informações do sistema, para o Google. Em seguida, ele pede permissão para remover o arquivo suspeito”, explica o Motherboard.

No entanto, dias depois, Schuh descobriu que o problema está em outro lugar. Uma cadeia de dependências faz com que o Chrome verifique todos os itens na lista de downloads ao ser iniciado.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados