Ainda estamos longe de um mundo sem senhas, mas algumas ideias que tentam nos livrar delas começam a ganhar forma. Uma delas é um padrão de login para serviços online chamado Web Authentication ou, simplesmente, WebAuthn. O recurso já é suportado pelo Firefox e, nos próximos meses, chegará ao Chrome e ao Edge.

A ideia é simples: permitir que você acesse determinados sites ou serviços online usando apenas uma chave USB, um aplicativo específico de login ou o leitor de impressões digitais do seu smartphone ou notebook, por exemplo.

Sim, esses métodos de autenticação já existem, mas são usados em aplicações muito específicas, como internet banking. Com o WebAuthn, o número de sites que usam biometria ou hardware no lugar das senhas ou em complemento a estas pode aumentar consideravelmente.

Isso porque o WebAuthn é uma API aberta desenvolvida pela World Wide Web Consortium (W3C) e a FIDO Alliance, organização apoiada por companhias como Microsoft, Google, Dropbox e Salesforce que foi criada justamente para promover tecnologias de autenticação práticas, seguras e com interoperabilidade.

O WebAuthn tem suporte ao relativamente novo padrão de autenticação FIDO 2, que substitui senhas por credenciais que não podem ser violadas ou replicadas e, claro, permite o uso de biometria, hardware e afins para o login.

Para Brett McDowell, diretor executivo da FIDO Alliance, o uso do WebAuthn deve ser um processo natural para os usuários. “Pessoas de todos os cantos já estão usando seus dedos e rostos para desbloquear celulares e PCs, então isso será natural para elas — e mais conveniente”, frisa.

FIDO 2

McDowell se refere à possibilidade de o WebAuthn permitir que até sites pequenos ofereçam autenticação sem senha. Com isso, os usuários poderão usar o leitor de digitais do smartphone para acessar vários tipos de serviços, não apenas desbloquear o dispositivo ou fazer login no aplicativo do banco.

É necessário garantir compatibilidade com os navegadores mais populares e, bom, isso já está sendo providenciado. Como já dito, o Firefox já suporta o WebAuthn, enquanto Chrome e Edge terão compatibilidade oficial nos próximos meses.

O Opera também vai ter suporte. Com relação ao Safari, a Apple ainda não se manifestou a respeito, mas sabe-se que a companhia apoia o WebAuthn, o que indica que a compatibilidade deve vir, cedo ou tarde.

Não dá para assegurar que o WebAuthn vai ser amplamente adotado ou que poderá mesmo acabar com as senhas. É conveniente que mais testes de segurança sejam feitos, por exemplo. Mas a proposta não deixa de ser interessante. Vale a pena acompanhá-la de perto.

Com informações: The Verge, Motherboard.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados