Você já deve ter percebido que é impossível baixar uma foto diretamente pelo Instagram. Para isso, é necessário recorrer a sites que fazem esse serviço. O bloqueio feito pela rede social costuma ser bastante criticado por quem entende que os usuários têm o direito de fazer o que bem entenderem com seus dados.

Pensando nisso, o Instagram passará a oferecer uma forma de você baixar de uma vez todas as fotos e vídeos que estão no seu perfil, além das mensagens que você enviou. A plataforma disse ao TechCrunch que a ferramenta de portabilidade de dados ainda está sendo desenvolvida.

Ela funcionaria de forma semelhante à opção disponível no Facebook, que permite baixar dados do seu perfil, como fotos, vídeos e lista de amigos. Apesar do anúncio, o Instagram não informou se fotos e vídeos poderão ser baixados em sua qualidade original ou se serão comprimidos.

A rede social também não esclareceu se, ao fazer o download das informações, os usuários terão acesso a dados como lista de seguidores, curtidas, comentários, stories e legendas das fotos. Essas questões deverão ser respondidas em breve, quando a ferramenta for liberada.

Ao oferecer a opção, o Instagram facilita o processo de saída dos usuários de sua plataforma. A medida está de acordo com a GDPR, lei europeia de proteção de dados pessoais que entra em vigor em 25 de maio. Entre outras coisas, a legislação exigirá a portabilidade de dados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados