Apple - Imagem por Associated Press

A Apple não mede esforços para acabar com a prática de vazar informações à imprensa, mas parece que não está se saindo muito bem. Desta vez, um memorando distribuído aos funcionários para coibir vazamentos… acabou vazando.

O documento foi obtido pela Bloomberg e indica que 12 funcionários da Apple foram presos no último ano por conta dessa prática. Eles foram acusados de informar jornalistas sobre planos futuros da empresa.

Ao todo, ela conseguiu identificar 29 pessoas, incluindo funcionários e parceiros de outras empresas. O documento parece apelar ao medo dos funcionários para fazer, ao menos, com que a prática se torne menos frequente.

“Vazadores não apenas perdem seus empregos na Apple”, diz o memorando. “Em alguns casos, eles são presos e levam multas pesadas por invasão de rede e roubo de segredos comerciais, ambos classificados como crimes federais.”

Para coibir o vazamento de informações, a empresa diz que jornalistas e veículos da imprensa não são amigos dos funcionários. “Embora possa parecer lisonjeiro ser abordado, é importante lembrar que você está sendo manipulado”, diz o documento.

Segundo a Apple, os vazamentos podem causar queda nas vendas, e permitir que concorrentes ofereçam algo parecido em menos tempo. “Queremos a chance de dizer aos clientes por que nosso produto é ótimo, em vez de isso ser malfeito por outra pessoa”, resume Greg Joswiak, executivo de marketing da Apple, no memorando.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados