Em busca de dados de usuários, o governo russo tem travado uma guerra contra o Telegram. O aplicativo se nega a fornecer as informações pedidas pelas autoridades, e chegou a ser bloqueado na sexta-feira (13) depois de uma ordem judicial.

O Telegram voltou ao ar no fim de semana após transferir parte da sua infraestrutura para nuvens da Amazon e do Google. Em resposta, a Roskomnadzor, agência de telecomunicações do governo russo, decidiu banir cerca de 1,8 milhão de endereços de IP pertencentes às nuvens das duas empresas.

A decisão fez com que diversos serviços que nada tinham a ver com o Telegram ficassem fora do ar. Segundo usuários, jogos online, aplicativos e plataformas de criptomoedas ficaram inacessíveis ao longo do dia.

Por meio do Serviço Federal de Segurança (FSB), o governo russo diz que precisa das chaves de criptografia do aplicativo para investigar pessoas acusadas de terem envolvimento com terrorismo. O país tem leis que permitem a quebra de sigilo nessas situações.

Para Pavel Durov, CEO e cofundador do Telegram, a medida viola a privacidade de seus usuários. “Privacidade não está à venda, e os direitos humanos não deveriam ser comprometidos por medo ou ganância”, disse o executivo. O aplicativo lida com a situação pouco tempo depois de atingir a marca de 200 milhões de usuários ativos.

Com informações: BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados