A Algar Telecom é uma operadora que atua com telefonia celular em 188 cidades de quatro estados: Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ela costuma aparecer com boas avaliações na pesquisa de satisfação da Anatel, e lançou esta semana o que pode ser o sonho de muita gente: um plano com dados ilimitados.

O plano Giga Pós Ilimitado custa promocionalmente R$ 99 por mês. Após 12 meses, a assinatura sobe para R$ 199 mensais.

Além de dados ilimitados na área local, ele tem minutos ilimitados para qualquer fixo ou celular do Brasil, mais SMS ilimitado. Também está incluso o acesso ao Alô Descontos, Bancah, Esporte Interativo Plus e CN Já! (Cartoon Network), mais os 6 mil hotspots da Linktel WiFi.

No regulamento, a Algar lembra que os dados são ilimitados apenas na área local. Se você estiver em roaming, a franquia é de 10 GB. Após consumi-la, a velocidade de navegação é reduzida para 128 Kb/s. (Há a opção de comprar pacotes de dados.)

E se você estiver pensando em fazer tethering — compartilhamento da conexão via Wi-Fi, Bluetooth ou USB — a operadora só permite isso em sua área local, e com limite de 5 GB por mês. Em roaming, isso é bloqueado.

As operadoras têm alguns meios de descobrir se você está fazendo tethering, como inspecionar seu endereço MAC, ou detectar o sistema operacional que está fazendo os pedidos de conexão. Às vezes, é possível contornar isso via VPN.

Além disso, o Giga Pós Ilimitado não tem a opção de compartilhamento de dados.

Só é possível adquirir esse plano se você morar, ou se tiver empresa, em uma das cidades atendidas pela Algar. É preciso apresentar um comprovante de residência. E caso seu aparelho fique mais de 70% do tempo em roaming, o plano poderá ser cancelado.

Quanto a ligações e SMS ilimitados, a Algar estipula que isso vale por tempo indeterminado, mas “essa condição é promocional e poderá ser alterada mediante aviso prévio”. É uma prática comum em contratos de operadoras.

A Algar tem rede 4G em apenas 26 cidades, e rede “4.5G” em três cidades de MG (Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia), combinando as frequências de 700 MHz e 1.800 MHz para maior velocidade.

Se você estiver interessado, e se morar em uma cidade coberta pela Algar, pode adquirir o Giga Pós Ilimitado nas lojas da operadora, no site ou no app.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados