Nvidia cria inteligência artificial para restaurar fotos “corrompidas”

Felipe Ventura
Por

O Photoshop tem uma ferramenta bem impressionante chamada Content-Aware Fill (preenchimento sensível ao conteúdo). Você pode mover ou retirar elementos de fotos, e o plano de fundo é preenchido automaticamente.

Há algumas limitações: por exemplo, se você remover o olho de uma pessoa, o Photoshop não saberá substituí-lo por outro — mas a inteligência artificial da Nvidia sabe.

Pesquisadores da Nvidia criaram uma tecnologia chamada “image inpainting” que pode reconstruir imagens com buracos. Mesmo se você remover metade de uma foto, a IA será capaz de preencher o restante.

Como isso funciona? Um algoritmo foi treinado com 55.116 combinações de fotos originais e com “máscara”, isto é, com buracos aleatórios que cobrem parte da imagem. Dessa forma, ele aprendeu a reconstruir os pixels ausentes.

Para medir a precisão do algoritmo, os pesquisadores fizeram o teste com outras 25.000 máscaras, mas sem mostrar a imagem original. Ele teve que reconstruir, por conta própria, as partes da imagem que faltavam.

Você pode conferir o algoritmo em ação no vídeo abaixo. Ele poderia se sair melhor em algumas situações — o olho que ele coloca nos rostos não é convincente — mas, no geral, o resultado é bem realista:

YouTube video

“Nosso modelo pode lidar com buracos de qualquer formato, localização ou distância das bordas da imagem. As abordagens anteriores se concentram em regiões retangulares localizadas próximo ao centro da imagem, e muitas vezes dependem de pós-processamento que exige muitos recursos”, dizem os pesquisadores da Nvidia no estudo.

O algoritmo rodou em chips gráficos Tesla V100 e, segundo a Nvidia, “poderia ser implementado em software de edição de imagem para remover conteúdo indesejado”. Será que a Adobe tem interesse?

Com informações: Nvidia, Bleeping Computer.

Relacionados

Relacionados