Novo Spotify gratuito traz playlists personalizadas e modo de economia de dados

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Novo Spotify

O Spotify precisa aumentar a sua base de usuários pagantes. Para isso, a companhia aposta em uma estratégia que, na primeira olhada, parece contraditória: investir na modalidade gratuita. Em evento realizado nesta terça-feira (24), a companhia revelou que usuários não pagantes terão apps com interface melhorada, playlists personalizadas e função de economia de dados.

Ao longo do tempo, o Spotify sofreu pressão de investidores para limitar ainda mais o plano gratuito. Mas a companhia acredita que, em vez disso, dar a esses usuários uma experiência um pouco mais próxima que a oferecida pela modalidade premium aumentará o número de assinantes e, consequentemente, gerará conversões para o plano pago.

Uma das mudanças a gente já tinha adiantado: interface renovada nos aplicativos móveis. Ela já está disponível para alguns usuários e, em breve, chegará a todas as contas. Além de mudanças visuais, a nova interface dá mais destaque à tela inicial para que o usuário sempre tenha algo novo para descobrir ali.

Mas a mudança mais interessante, provavelmente, está na oferta de conteúdo. Os usuários do plano gratuito poderão pular ou escutar quantas vezes quiser, em qualquer ordem, todas as faixas que estiverem nas 15 playlists personalizadas oferecidas pelo serviço para cada conta (Playlists Sob Demanda).

Entre elas poderão aparecer listas populares, como Pop Brasil, RAPública e Viva Latino, além de playlists como Radar de Novidades e Daily Mix. Juntas, elas devem oferecer cerca de 750 músicas diariamente.

O Spotify também promete entregar playlists e recomendações correspondentes aos gostos do usuário tendo como ponto de partida os artistas definidos por ele como preferidos. A criação e edição de playlists particulares também ficará mais fácil.

Novo Spotify free

Outra novidade interessante é o Data Saver. Ainda que o streaming de áudio não costume consumir grandes volumes de dados (pelo menos na comparação com o streaming de vídeo), o tráfego resultante pode acabar esgotando a franquia de planos móveis. Com o Data Saver, o consumo é otimizado para reduzir em até 75% o volume de dados trafegado.

Até certo ponto, a função é uma alternativa à impossibilidade de baixar músicas para reprodução offline, recurso disponível apenas para quem assina o plano premium.

Spotify Data Saver

Com relação aos anúncios publicitários, nada muda. Eles continuarão sendo reproduzidos para usuários não pagantes. O Spotify afirma ter atualmente 90 milhões de assinantes nessa modalidade. O plano da companhia é encerrar 2018 com 200 milhões de usuário no mundo todo, com 96 milhões destes fazendo parte do plano premium.

A nova modalidade gratuita será disponibilizada globalmente no decorrer das próximas semanas.

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados