Google revela novo Gmail: respostas inteligentes, e-mails confidenciais, modo offline e mais

Gmail ganha novo visual e novos recursos depois de quase sete anos sem mudanças

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

É oficial: o Google lançou nesta quarta-feira (25) a nova versão do Gmail, depois de quase sete anos sem grandes mudanças na web. O serviço ganhou visual renovado e recursos normalmente disponíveis em aplicativos de terceiros, como respostas automáticas, e-mails que se autodestroem e mensagens que podem virar lembretes para você respondê-las posteriormente.

Novo visual e integrações com Agenda, Keep e Tasks

A interface adotou vários elementos do Material Design, como botões maiores e arredondados, além de sombras para dar uma sensação de profundidade, mas não sofreu mudanças significativas na experiência de uso. Continuamos com as mesmas opções na barra lateral (botão de escrever, pastas de mensagens e Hangouts), e o formulário para escrever um novo e-mail permanece no canto inferior direito.

A listagem de e-mails está mais detalhada: você não precisa mais entrar em uma mensagem para visualizar os anexos; há um botão de soneca para “adiar” um e-mail (é possível configurar um lembrete para amanhã ou semana que vem, por exemplo); e o Gmail te mostrará quando uma mensagem estiver há muito tempo na sua caixa de entrada, o que pode ser útil se você esquecer de responder a alguém.

Há uma nova barrinha lateral na direita. Ela é expansível e possui atalhos para o Google Agenda, Google Tarefas (!) e Google Keep. Isso significa que você pode consultar seus compromissos do dia, fazer uma anotação rápida ou adicionar uma tarefa (não, o Tarefas não morreu) sem sair do e-mail nem mudar de aba no navegador. Boa, Google.

Smart Reply e modo confidencial

Um recurso que o Google colocou no Allo e nos aplicativos móveis chegou ao Gmail na web: a possibilidade de enviar uma resposta pré-definida a um e-mail. Por exemplo, se você receber uma mensagem perguntando se está disponível para almoçar na sexta-feira, o Smart Reply pode sugerir as respostas “Ok, vamos!”, “Sexta-feira funciona para mim”, ou “Parece bom!”. Basta clicar no botão da resposta desejada e enviar o e-mail.

O modo confidencial permite configurar uma data de expiração para um e-mail enviado, de modo que a mensagem se autodestrua na caixa de entrada do destinatário após o prazo determinado. A mensagem só pode ser acessada pelo Gmail ou um serviço de terceiro por conexão segura, e não pode ser encaminhada, copiada, baixada ou impressa (vamos ver quão eficiente será esse recurso).

E, se a mensagem for ainda mais importante, você pode aumentar a segurança do modo confidencial: nesse caso, o destinatário só poderá abrir o e-mail se confirmar o número de celular por meio de um código recebido por SMS (!). Esse recurso não estará disponível na fase inicial, mesmo para quem já tiver acesso à nova interface do Gmail; ele será liberado “nas próximas semanas”.

Mais recursos nos aplicativos móveis

Nos aplicativos móveis do Gmail, haverá recomendações para se descadastrar com um toque de newsletters que você nunca lê; e será possível receber notificações de alta prioridade no Android quando você tiver uma mensagem importante na caixa de entrada. A importância é definida por inteligência artificial, e o Google conta ao The Verge que o recurso diminui as notificações de e-mail em 97%.

Modo offline na web

O Google também permitirá que você armazene até 90 dias de e-mails por meio da interface web. O novo modo offline, mais voltado para usuários corporativos, possibilita continuar trabalhando mesmo quando você não encontrar uma rede Wi-Fi: dá para buscar, escrever, responder, deletar e arquivar e-mails. As alterações são aplicadas assim que você se conectar.

E como faz para usar o novo Gmail?

No Gmail para consumidores, a nova interface web estará disponível a partir desta quarta-feira (25), sendo que alguns recursos aparecerão ao longo das próximas semanas. No botão de configurações (com o ícone de engrenagem), haverá uma opção “Conheça o novo Gmail”. Você pode voltar para a versão anterior a qualquer momento.

No G Suite, o novo Gmail será liberado inicialmente apenas para empresas que participam do G Suite Early Adopter Program (EAP), que pode ser habilitado no console de administração. Alguns recursos (como notificações de alta prioridade e recomendações para se descadastrar de newsletters) aparecerão nas próximas semanas. Ainda não há previsão para que o novo Gmail chegue a todos os usuários corporativos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados