WhatsApp terá ferramenta para baixar dados do seu perfil em breve

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 dias

Esta semana, o Instagram ganhou uma ferramenta para baixar suas fotos, vídeos e stories. O WhatsApp também terá algo semelhante em breve, graças a uma lei de privacidade de dados na União Europeia.

O WhatsApp avisa em seu FAQ que o recurso “Solicitar informações da conta” será distribuído aos usuários nas próximas semanas, e não apenas na Europa — ele vai funcionar no mundo inteiro.

Para baixar seu perfil do WhatsApp, será preciso ir até Configurações > Conta > Solicitar informações da conta, e tocar em “Solicitar relatório”. Ele estará disponível em até 3 dias.

Você receberá uma notificação no seu smartphone, e poderá baixá-lo dentro de algumas semanas, antes que seja excluído dos servidores. Basta ir em Configurações > Conta > Solicitar informações da conta > Fazer o download do relatório.

No entanto, trata-se de algo relativamente limitado. O relatório terá sua foto de perfil, nomes de grupos, configurações do app e outros, mas não incluirá nenhuma de suas mensagens.

O WhatsApp avisa que, para exportar seu histórico de bate-papo, é preciso seguir um procedimento diferente, que envia o arquivo para seu e-mail. Ele inclui as 10 mil mensagens mais recentes (ou 40 mil, se você optar por não incluir fotos, vídeos e voz) devido aos limites para o tamanho de anexos.

A ferramenta para baixar seu perfil do WhatsApp vem em resposta à GDPR, lei de privacidade online que passa a vigorar na União Europeia em 25 de maio.

Com informações: WhatsApp.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados