Início / Notícias / Celular /

Spotify testa playlist personalizada com músicas que seus amigos estão ouvindo

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Não que o Spotify não testasse recursos antes, mas a estreia na bolsa de valores parece ter deixado a companhia mais determinada a aperfeiçoar os seus serviços: depois de turbinar a modalidade gratuita, o Spotify cogita lançar playlists personalizadas com base nos gostos dos seus amigos.

Friends Weekly

Hoje, você pode conhecer as playlists públicas de uma pessoa no Spotify simplesmente acessando o perfil dela. A nova função, porém, sugere músicas automaticamente para você com base no que os seus amigos escutam. Elas aparecem na playlist Friends Weekly. Recentemente, uma usuária notou que, na sua conta, as listas de descobertas semanais dos amigos também estão sendo destacadas.

Essa playlist surgiu para alguns usuários há alguns meses, mas, agora, parece estar chegando a um número maior de contas. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o recurso está prestes a se tornar oficial: ao The Verge, o Spotify informou que a nova playlist ainda está em fase de testes e não deu previsão de lançamento geral.

Por que tanto cuidado? A companhia não dá detalhes, mas uma possibilidade é a de que o novo recurso se torne um elemento importante para o plano de aumentar o número de usuários pagantes do serviço — o Spotify espera fechar 2018 com algo entre 92 milhões e 96 milhões de assinantes da modalidade Premium.

A explicação está no fato de a playlist ter um apelo social: é possível que as recomendações aumentem as interações entre os usuários e, assim, atraiam pessoas que também queiram participar disso.

Veja também: Por que o Spotify está melhorando seu serviço gratuito, mesmo dando prejuízo

Só não está claro se haverá alguma forma de evitar que as músicas escutadas acabem virando sugestões para os contatos. Provavelmente haverá, afinal, muita gente por aí prefere ocultar certas preferências musicais.