Aplicativo do Google Notícias enfim chega ao iPhone

Jean Prado
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Na semana passada, o Google apresentou na conferência I/O o novo Google Notícias, que tem recursos de inteligência artificial para separar as melhores notícias para você, além de mostrar as matérias mais populares em diferentes categorias.

Ainda no dia da conferência, a nova versão da plataforma já estava disponível no site news.google.com.br e para Android. Agora, enfim, o app chega ao iPhone. Ele substitui tanto o app do Google Play Banca quanto o Google Notícias e Tempo, que não existem mais.

Ao abrir o novo Google Notícias, você se depara com a seção Para Você, que sugere as cinco principais notícias do momento de acordo com o seu perfil, mais outras matérias que o Google acha que você pode gostar.

Depois, na seção Manchetes, o app mostra as notícias mais recentes ou organizadas por editorias, como Brasil, Mundo, Negócios, Ciência e tecnologia, Entretenimento, Esportes ou Saúde.

O Google agrupa várias matérias do mesmo tema nos chamados Newscasts, que funcionam como os Moments do Twitter. Ele mostra um pequeno trecho retirado das notícias para você possa ter uma ideia sobre o que elas se tratam. Quando houver, o recurso também pode mostrar reações nas redes sociais sobre o assunto, como um tweet.

Na aba de Favoritos, você pode adicionar assuntos, fontes, locais ou matérias que você se interessa para o Google te manter atualizado. Se você gosta bastante do Tecnoblog, por exemplo, pode adicioná-lo como uma fonte preferida tocando na estrela. Também é possível fazer o download de favoritos para ler offline.

Por fim, a aba de Publicações permite que você veja veículos ou assuntos em alta, além de navegar pelas categorias indicadas na seção de Manchetes. Em teoria, também dá para assinar jornais pagos com a tecnologia de Assine com o Google, mas o recurso ainda não apareceu por aqui — provavelmente por ainda não ter suporte a um veículo brasileiro.

O novo Google Notícias pode ser acessado no Android, iPhone e na web. No aplicativo, vale lembrar, há uma nova tecnologia de design adaptativo, que o Google chama de Google Material Theme, evolução do Material Design que a empresa vem implementando em diversos serviços da empresa, como o Gmail, Google Drive e futuramente até no Google Chrome.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados