Microsoft lança controle de Xbox One projetado para pessoas com deficiência

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Apesar de serem populares mundialmente, os videogames costumam ter barreiras para muitas pessoas com deficiência. A maioria dos jogadores não percebe, mas uma interface que exige duas mãos e uma certa velocidade para controlar diversos botões não é tão simples.

O que é o TalkBack? Saiba como funciona no Android

Para fazer com que mais pessoas estejam aptas a jogar, a Microsoft criou o Xbox Adaptive Controller, um periférico adaptado com suporte para Xbox One e Windows 10. Ele foi projetado para parear com outros dispositivos voltados para pessoas com deficiência.

O objetivo da Microsoft é que o controle sirva de base para atender às necessidade de diferentes perfis de jogadores. Ele conta com 19 entradas de 3,5 mm, que servem para conectar dispositivos como pedais e botões de outros tamanhos, por exemplo.

O Xbox Adaptive Controller também possui duas entradas USB que dão a opção de substituir os botões analógicos com outro dispositivo.

Ele é reconhecido como um controle padrão do Windows 10 e do Xbox One. Por isso, é compatível com qualquer jogo disponível para essas plataformas.

Como lembra o Polygon, fabricantes de consoles e produtoras de jogos avançaram alguns passos nos últimos anos com relação à acessibilidade. No entanto, a maior parte desse trabalho costumava ser deixado para acessórios fabricados por terceiros.

O anúncio realizado pela Microsoft é, possivelmente, o mais forte devido ao tamanho da empresa, e pode levar ao desenvolvimento de soluções desse tipo por outras companhias.

O Xbox Adaptive Controller deve chegar às lojas dos Estados Unidos ainda este ano por US$ 99.

Com informações: Polygon.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados