Qualcomm vai incluir suporte ao WPA3 em chips Wi-Fi

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Em 2017, pesquisadores de segurança descobriram um conjunto de falhas graves no protocolo WPA2, que permitiam interceptar o tráfego entre um roteador Wi-Fi e os dispositivos conectados a ele. Uma tecnologia mais segura, a WPA3, começará a chegar aos eletrônicos equipados com chips da Qualcomm nos próximos meses.

As grandes empresas de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft, já lançaram correções do WPA2 para seus sistemas operacionais, mas a Wi-Fi Alliance decidiu lançar um novo padrão de segurança mesmo assim. O problema é que você terá que gastar mais dinheiro e trocar seus equipamentos se quiser se beneficiar das novidades.

O WPA3 é imune ao KRACK, além de trazer recursos como proteção contra força bruta e criptografia de dados individualizada. Na prática, ele protege o usuário mesmo se a senha da rede não for tão forte, e evita que pessoas mal intencionadas interceptem seu tráfego caso a senha do Wi-Fi seja conhecida (redes de cafés e restaurantes, por exemplo).

O protocolo será liberado inicialmente nos chipsets WCN3998 e IPQ807x. Smartphones com o processador Snapdragon 845 receberão o WPA3 a partir do verão do hemisfério norte (ou seja, entre junho e setembro).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados