Tesla abre parte do código-fonte do Autopilot e sistema de entretenimento

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Tesla enfim liberou parte do código-fonte de seus produtos automotivos, começando pelo sistema de entretenimento a bordo e pelo Autopilot, tecnologia de condução semiautônoma. A companhia era criticada por basear suas criações em softwares open source e não compartilhá-las com a comunidade.

Pela licença GPL, adotada por softwares como Linux e BusyBox, utilizados nos produtos da Tesla, é permitido estudar e adaptar o código-fonte de um programa, desde que as melhorias sejam liberadas para a comunidade. A Software Freedom Conservancy, organização sem fins lucrativos que apoia projetos open source, diz que conversava com a Tesla desde junho de 2013 para que os termos fossem cumpridos.

A empresa de Elon Musk começou a disponibilizar o código-fonte na semana passada. O material inclui as ferramentas para criar a imagem de sistema do Autopilot e a tecnologia de entretenimento a bordo presente nos carros Model S e Model X, mas deixa de fora os aplicativos proprietários da Tesla e os binários da Nvidia, responsável pelos processadores dos veículos.

Não se trata da versão mais recente do código-fonte, mas a Tesla promete que os repositórios serão atualizados com o tempo. Além disso, o material utilizado em outros sistemas dos automóveis será liberado “em um futuro próximo”.

Os códigos já podem ser acessados por qualquer um no GitHub.

Com informações: Electrek.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados