Intel revela laptop com tela dupla inspirado em cadernos de papel

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Hoje em dia, uma série de notebooks possui tela sensível a toque, e alguns deles têm suporte a caneta stylus. No entanto, escrever em uma tela LCD ainda é relativamente estranho, se comparado à experiência de lápis e papel.

A Intel apresentou, na feira Computex, um conceito chamado Tiger Rapids que tenta lidar com esse dilema. Ele possui uma tela LCD tradicional, e outra tela e-paper com experiência semelhante a um caderno.

Segundo a PC World, a superfície da tela e-paper é ligeiramente áspera, e cede um pouco à pressão, de forma que usar a stylus dá uma sensação de passar lápis no papel. A Intel realizou diversos testes internos para chegar ao revestimento de tela correto.

Temos também um display tradicional de 7,9 polegadas e resolução Full-HD. Você pode escrever anotações na tela e-paper — que quase não gasta energia — e elas serão salvas no OneNote e convertidas para caracteres.

Graças à dobradiça, é possível escrever no dispositivo como um caderno dobrado. De fato, o objetivo da Intel é recriar a função de um caderno de papel em um “dispositivo altamente móvel”. Ele tem 9,7 mm de espessura quando fechado, e é do tamanho de um Moleskine.

Por dentro, o Tiger Rapids possui uma versão preliminar do processador Kaby Lake Y, SSD e Wi-Fi. Ele é carregado via USB-C, e tem autonomia de 13 a 15 horas.

O problema talvez esteja no modo tradicional de laptop. Você pode usar a tela e-paper como teclado, mas ela não dá feedback físico. E segundo a CNET, a digitação foi um pouco desajeitada porque “é difícil conseguir precisão em uma tela tão pequena”.

A Intel diz que dois designs — um da Asus, outro da Lenovo — se inspiraram no Tiger Rapids. Um deles é o Project Precog, mas ele possui duas telas LCD. O outro é o Yoga Book 2, que usará e-paper em um dos displays.

A Lenovo vai vender o Yoga Book 2 ainda este ano, enquanto a Asus planeja lançar seu projeto em 2019. O Tiger Rapids, por sua vez, permanecerá como um protótipo.

Com informações: PC World, CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados