Tesla vai começar a liberar recursos de direção autônoma completa

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A próxima atualização de software dos carros da Tesla será lançada em agosto e terá uma novidade especial: a montadora de Elon Musk vai liberar no Autopilot os primeiros recursos de direção autônoma completa, em que o humano não precisa intervir no volante.

Os veículos atuais da Tesla já saem de fábrica com hardware para permitir a autonomia completa, no nível 5, que dispensa a necessidade de um motorista. Eles possuem sensores ultrassônicos para detectar objetos, oito câmeras que capturam imagens com alcance de até 250 metros e um radar para identificar carros à frente mesmo com forte chuva ou neblina.

Apesar de o hardware estar disponível em todos os carros da Tesla, ele só entra em funcionamento se o proprietário pagou por isso. Há dois pacotes de direção autônoma: o Enhanced Autopilot, que auxilia o motorista, ajustando a velocidade do carro de acordo com o tráfego na pista, por exemplo; e o Full Self Driving Capability, que será o foco da versão 9.0 do software da Tesla. Juntos, eles custam até US$ 10 mil a mais.

Musk não deixou claro quais recursos de autonomia completa serão liberados primeiro, nem de que forma eles estarão disponíveis para os proprietários. No site oficial, a Tesla informa que “a funcionalidade depende de validação extensa de software e da aprovação regulatória, que pode variar bastante dependendo da jurisdição”.

Esta será a primeira grande atualização de software dos carros da Tesla em dois anos. A última foi em 2016, com a versão 8.0, que trouxe melhorias no Autopilot e mudanças na interface de usuário.

Com informações: Electrek

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados