Este ano, falamos por aqui sobre uma “reinvenção” do golpe do príncipe nigeriano, desta vez envolvendo criptomoedas. Um usuário do Twitter promete dar bitcoin ou ether de graça para quem lhe enviar um valor pequeno. Claro, se você fizer isso, não vai receber nada.

“Não envie dinheiro para estranhos” pode parecer bom-senso, mas estamos em 2018 e algumas regras não se aplicam. Esse golpe simples já rendeu 8.148 unidades do ether, o equivalente a US$ 4,3 milhões.

Segundo o Bleeping Computer, esse tipo de scam é bastante comum no Twitter. Usuários criam perfis com nomes semelhantes a Elon Musk, John McAfee (entusiasta de criptomoedas) e Vitalik Buterin (cofundador do Ethereum), e respondem tweets da conta oficial prometendo dinheiro grátis.

Nos últimos meses, o golpe se multiplicou, com perfis imitando contas oficiais de celebridades, jornalistas, pesquisadores de segurança, casas de câmbio, apps de carteira e ICOs.

O Twitter recebe denúncias de que esses perfis são falsos, mas demora dias ou até mesmo semanas para suspendê-los — mesmo quando são obviamente clones. Por isso, o impacto parece maior que em outras plataformas, como spam via e-mail ou comentários no Facebook e Instagram.

O EtherScanDB monitora centenas de carteiras envolvidas neste e em outros tipos de scam, como sites de phishing que imitam a versão legítima para roubar dados de usuários desavisados.

O banco de dados também indica se o golpe segue ativo ou não, e detecta quantas unidades de ether foram enviadas para cada uma delas.

O EtherScanDB lista quatro medidas para evitar cair em golpes:

  • use armazenamento a frio, ou seja, guarde suas moedas off-line;
  • guarde seus sites de carteira em favoritos, em vez de clicar em links oferecidos na web;
  • envie moedas apenas para endereços confiáveis;
  • não caia em mensagens do Slack/Telegram/Reddit/etc. dizendo que você pode ganhar ETH de graça, ou que determinado serviço foi hackeado.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados