Gmail usará inteligência artificial para exibir apenas notificações importantes

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Algumas notificações mostradas no smartphone podem mais atrapalhar do que ajudar. Isso ocorre frequentemente com os avisos de novos e-mails, que nem sempre são relevantes. Para tentar resolver esse problema, o Gmail passará a exibir alertas apenas para as mensagens consideradas prioridade.

O aplicativo usará inteligência artificial e aprendizagem de máquina para definir os e-mails que são importantes e os que podem ficar na caixa de entrada para serem lidos depois.

O recurso já começou a ser liberado para o iOS e chegará em breve ao Android. Ele também está disponível há algum tempo para quem usa o Inbox, mas agora passará a ser usado por uma base de usuários muito maior.

O Google não deu detalhes sobre o funcionamento do sistema. Por isso, não ficou claro se o serviço chegará a analisar o conteúdo do e-mail antes de definir se enviará a notificação.

Vale lembrar que há cerca de um ano, o Google deixou de examinar as mensagens no Gmail para exibir publicidade direcionada.

A empresa apresentou recentemente um documento com princípios de uso da inteligência artificial, mas até por serem bastante vagos, eles dizem pouco sobre recursos como esse.

Quando a opção for liberada pra você, o Gmail deverá exibir um popup em sua caixa de entrada oferecendo a mudança.

Caso você não goste do novo modelo, é possível voltar ao para o padrão a qualquer momento nas configurações do app.

Com informações: Google, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados