Além de trazer boas receitas publicitárias, a Copa do Mundo também serve para as emissoras testarem novas tecnologias. A Globo, por exemplo, transmitirá alguns jogos ao vivo em 8K dentro de uma exposição no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Como assistir aos jogos da Copa do Mundo ao vivo em 4K (na TV)

Para isso, a emissora se une à Intelsat, operadora de satélites que ficará responsável pelo caminho que as imagens percorrerão até chegarem ao Brasil. O sinal em 8K será transmitido por stream em 200 Mbps a partir do Centro Internacional de Transmissões, em Moscou.

Ele vai até Tóquio e é enviado ao ponto de presença da Intelsat em Nova York. Em seguida, o sinal é transmitido pela rede terrestre IntelsatOne até o teleporto da empresa em Atlanta, onde é comprimido em 90 Mbps com a ajuda de um codificador NTT 8K HEVC.

Não quer perder os jogos? Como colocar os jogos do Brasil na Copa em seu calendário automaticamente

Após a compressão, o sinal é modulado por um modem Newtec MDM-6100 para o sistema DVB-S2 e transmitido pelo satélite Intelsat 14. Ele reúne uma nova comunidade de vídeo na América Latina e é responsável pela transmissão de conteúdos em HD e 4K na região.

A programação do Museu do Amanhã prevê 11 jogos na fase de grupos da Copa do Mundo a partir desta terça-feira (19) com entrada gratuita (veja o calendário completo). O local também conta com experiências interativas sobre transmissões de futebol na televisão desde a década de 1960.

Com informações: Intelsat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados