Twitter remove prints da Rede Globo e de outras emissoras após denúncias

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter

Desde quarta-feira (20) à noite, alguns perfis grandes no Twitter receberam notificações de que seus prints da Rede Globo violam direitos autorais. Curiosamente, a emissora não está pedindo a derrubada do conteúdo — mas qualquer pessoa pode fazer isso.

O jornalista Vinícius Sacramento fez o teste denunciando o print de um programa da SporTV, canal da Globosat. Ele estava logado — isso é obrigatório — mas preencheu o formulário de denúncia com o nome de um personagem de novela e o endereço de uma igreja. O Twitter removeu a imagem pouco tempo depois.

Isso não afeta somente prints da Globo. Sacramento experimentou denunciar um print do Programa Silvio Santos, do SBT, e preencheu o formulário dizendo ser Dudu Camargo, jovem apresentador do canal. Mais uma vez, a denúncia foi aceita e a imagem, removida.

Por fim, ele denunciou a imagem de um programa da TV Record usando um nome falso, e novamente o Twitter retirou a imagem do ar.

O @RealitySocial, que costuma divulgar prints da TV para 70 mil seguidores, foi temporariamente suspenso após acumular várias denúncias. O perfil voltou ao ar.

Enquanto isso, alguns tweets que tinham prints agora exibem a mensagem de erro “esta imagem foi removida em resposta a uma denúncia do detentor de direitos autorais”.

No entanto, a Globo confirma à coluna de Ricardo Feltrin no UOL que “não solicitou a derrubada de nenhum dos conteúdos citados”. Ela diz em comunicado que “tem um profundo respeito pelos seus fãs” e concilia isso com “seu compromisso de defesa dos direitos autorais e de combate à pirataria”.

Infelizmente, parece ser muito fácil abusar da ferramenta de denúncias do Twitter. A rede social é obrigada pelo DMCA (Digital Millenium Copyright), lei de direitos autorais dos EUA, a remover rapidamente qualquer conteúdo que infringe direitos autorais.

No entanto, se apressar para remover prints — sem mesmo verificar a identidade de quem faz a denúncia — é um exagero.

Emissoras como Record, SBT Rio e VTV (afiliada do SBT em Campinas e na Baixada Santista) avisaram em seus perfis oficiais que os prints estão liberados. Só que isso também depende do Twitter.

https://twitter.com/sbtrio/status/1009851254468694016

Atualizado às 17h53

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados