Início / Notícias / Celular /

Vivo revela sensor 3D com mais pontos que Face ID da Apple

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A fabricante chinesa Vivo vem se destacando no mercado de smartphones por trazer tecnologias novas: ela apresentou recentemente o NEX, um celular sem notch, quase sem bordas, com câmera frontal retrátil e um leitor de digitais na tela. Agora, a empresa revelou uma tecnologia de sensor 3D que promete ser bem melhor que o Face ID, utilizado pela Apple no iPhone X.

O sensor pode ser instalado ao lado da câmera frontal de um smartphone e conta com 300 mil pontos de reconhecimento facial e de objetos, contra 30 mil do iPhone X. Além disso, enquanto o Face ID é projetado especificamente para identificar seu rosto, a tecnologia da chinesa é mais flexível, prometendo mapear objetos a até três metros de distância.

E como isso funciona? Basicamente, o sensor envia milhares de pulsos de luz a um rosto ou objeto e calcula o tempo que eles demoram para retornar ao sensor. Quanto menor o tempo gasto, mais próximo aquele ponto está. Assim, é possível mapear qualquer coisa em três dimensões.

O sensor pode ser utilizado para desbloquear um aparelho por biometria e melhorar a qualidade das selfies — especialmente com recursos que borram o plano de fundo. A Vivo conta ao The Verge que a tecnologia também pode escanear o corpo inteiro de uma pessoa para que ela experimente roupas virtualmente. E, por causa da grande distância de ação, há aplicações em realidade aumentada.

A Vivo não informou quando o sensor equipará algum smartphone da marca, mas diz que não se trata de um mero conceito. Dada a velocidade em que os chineses estão colocando novas tecnologias em produtos comerciais, eu não me surpreenderia em ver isso em breve nas lojas.