Elon Musk está enviando engenheiros da SpaceX e da Boring Company para ajudar a resgatar o time de futebol preso em uma caverna na Tailândia.

“Engenheiros da SpaceX e da Boring Company partirão para a Tailândia amanhã para ver se podemos ser úteis para o governo”, Musk tuitou na noite de quinta-feira (5). “Provavelmente há muitas complexidades que são difíceis de avaliar sem estar lá em pessoa.”

Doze rapazes, com idades entre 11 e 16 anos, e o treinador de futebol ficaram presos em uma caverna desde 23 de junho, devido às chuvas fortes que atingiram a região. Eles estavam em uma viagem de campo.

Atualmente, é difícil até mesmo entrar na caverna: um mergulhador da marinha tailandesa morreu enquanto levava tanques de oxigênio para os jovens. E a chuva das monções podem inundar a parte onde eles estão presos.

Por isso, Musk se ofereceu a ajudar. “A Boring Company tem um radar avançado de penetração no solo, e é muito boa em cavar buracos”, disse ele no Twitter. A empresa prepara um túnel subterrâneo para transportar carros em alta velocidade.

Musk vem levantando algumas ideias para ajudar os jovens presos. Uma bateria da Tesla poderia aumentar a taxa de bombeamento da água para fora da caverna. Ou talvez seus engenheiros possam inserir um tubo de nylon na caverna para preenchê-lo com ar, “como um castelo inflável”.

Como o resgate pode demorar, é preciso garantir que eles continuem respirando — o oxigênio talvez esteja acabando na caverna. É possível que o grupo tenha que passar meses no subsolo, devido às fortes chuvas.

Com informações: Ars Technica, Mashable.

Receba mais sobre Elon Musk na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados