WhatsApp tenta derrubar apps que acessam suas notificações no Android

O WhatsApp está em uma guerra silenciosa contra alguns aplicativos de terceiros. Eles não acessam suas mensagens: em vez disso, eles leem suas notificações e conseguem respondê-las graças a um recurso nativo do Android. Ainda assim, seus desenvolvedores receberam a temida carta de cessar e desistir.
A carta enviada pelo WhatsApp exige que os desenvolvedores Rob Joseph e Gurjot Singh parem imediatamente de distribuir seus aplicativos, chamados Can’t Talk e DirectChat. A empresa acusa ambos de violar os termos de serviço.
O Can’t Chat permite responder mensagens automaticamente quando o usuário está ocupado. Seus contatos recebem um aviso predefinido enquanto você estiver dirigindo, vendo um filme, entre outros. Ele está em teste beta na Play Store.
Por sua vez, o DirectChat oferece ícones de bate-papo (chat heads) semelhantes ao Facebook Messenger, mas para qualquer aplicativo de chat — incluindo o WhatsApp. Em vez de ler seu histórico de mensagens, ele acessa as notificações do Android, que oferece uma API para tanto. Ainda é possível baixá-lo.
Can’t Talk (à esquerda) e DirectChat
Ambos receberam basicamente a mesma acusação: seu aplicativo “viola os direitos legais do WhatsApp e deve ser descontinuado imediatamente e permanentemente”.
O WhatsApp diz que os aplicativos violam todos os itens abaixo, o que parece um exagero:
No Reddit, Singh diz que foi contatado por mais cinco desenvolvedores que receberam a mesma carta de cessar e desistir, “mesmo que seus apps… apenas usem a Notification API”.
Como nota o XDA Developers, isso pode abrir um precedente perigoso, em que o WhatsApp exige a derrubada de qualquer aplicativo que acesse suas notificações. Isso poderia incluir até mesmo o Google, cujo app Reply oferece respostas automáticas para notificações do Messenger, Skype e… WhatsApp.
O Facebook — dono do WhatsApp — ainda não comentou o caso.
Com informações: XDA Developers.