Timehop é invadido e vaza dados de 21 milhões de usuários

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Timehop é um aplicativo para iOS e Android que recupera suas fotos e posts antigos do Facebook, Instagram e Twitter. Ele relembra o que você publicou há um, dois ou três anos. O serviço sofreu uma invasão que impactou praticamente todos os seus usuários — um total de 21 milhões.

Os dados vazados consistem principalmente de nomes de usuário e endereços de e-mail. Além disso, foram roubados os números de celular associados a 4,7 milhões de contas.

O invasor também conseguiu levar os tokens de acesso para o Timehop visualizar suas fotos e tweets antigos. A empresa ​​diz que esses tokens foram desautorizados e invalidados, e não podem ser usados ​​para acessar os perfis dos usuários.

Como isso aconteceu? De acordo com uma investigação preliminar, o hacker entrou no ambiente de nuvem da Timehop pela primeira vez em dezembro de 2017, usando um login roubado de administrador. Ele voltou a acessar o sistema em março e em junho, antes de lançar o ataque em 4 de julho — feriado da Independência dos EUA. (A empresa tem sede em Nova York.)

Inicialmente, a conta oficial no Twitter mencionou apenas uma “manutenção não-programada”, até revelar o que realmente aconteceu horas depois.

Sim, o invasor conseguiu acessar o sistema usando apenas uma senha — essa conta de administrador não tinha autenticação por dois fatores. Depois do incidente, a Timehop redefiniu todas as senhas internas, e ativou a verificação em duas etapas para todas as contas vinculadas a serviços na nuvem.

Se você usa o Timehop, não terá que mudar a senha, mas precisará autorizar novamente o acesso ao Twitter, Facebook e Instagram. A empresa está trabalhando com autoridades policiais para investigar o caso.

Com informações: The Next Web, TechCrunch.

Receba mais sobre Timehop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados