iPhone trava devido a código de censura que Apple fez para a China

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Apple lançou o iOS 11.4.1 esta semana para bloquear acessórios USB usados na invasão de iPhones, além de corrigir alguns bugs. Um deles envolve o código de censura que a Apple adicionou para agradar o governo da China.

O pesquisador de segurança Patrick Wardle explica o caso à Wired. O iPhone de uma amiga dele tinha um bug estranho: toda vez que aparecia o emoji da bandeira de Taiwan, os apps travavam instantaneamente.

No GIF abaixo, o teclado tenta sugerir o símbolo, mas o app fecha por causa disso. O local está definido como “EUA”, mas os idiomas ativos incluem o inglês e o mandarim.

O que aconteceu

Depois de alguma investigação, Wardle descobriu que havia um erro no código que censura o emoji de Taiwan. Ele é ativado quando o local está definido como “China”, ou quando um dos idiomas ativos é o mandarim.

Em casos extremos, o iOS não tratava o emoji como ausente. Em vez disso, ele era interpretado como uma entrada inválida, o que é pior: isso fazia cada app fechar, ou o iPhone inteiro travar.

O pesquisador informou a Apple sobre a falha em junho; ela foi corrigida no iOS 11.4.1. A empresa diz apenas que “um problema de negação de serviço foi resolvido com melhorias no uso da memória”.

Desde 2017, o iOS deixou de exibir a bandeira do país caso o local esteja configurado como “China”. O símbolo não aparece no teclado de emojis, nem nas mensagens — você vê apenas um ☒. Essa censura permanece em vigor.

Taiwan vem operando desde 1945 como uma nação soberana: ela tem sua própria moeda, um sistema de governança multipartidário, e uma bandeira. No entanto, a China não reconhece sua independência.

A Apple já fez outras concessões para continuar operando na China. Ela transferiu os dados de usuários chineses para servidores localizados no país; e removeu aplicativos de VPN da App Store que não foram autorizados pelo governo.

Com informações: Wired, Ars Technica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados