Facebook testa anúncios com realidade aumentada no feed de notícias

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook - anúncio com realidade aumentada

O Facebook vai começar a testar anúncios baseados em realidade aumentada no feed de notícias. A ideia é permitir que os usuários simulem experiências de uso ou compra de produtos que, normalmente, só são possíveis em lojas físicas.

Na primeira olhada, esses anúncios lembram peças convencionais, mas têm uma diferença: são acompanhados de um botão “toque para experimentar” (em tradução livre) que, quando acionado, ativa os recursos de realidade aumentada que permitem que o produto anunciado seja “provado”.

A ideia lembra os filtros do Snapchat. Mas, em vez de criar rostos fofinhos, a ferramenta aciona a câmera do smartphone para capturar a imagem da pessoa e mostrar como ela fica com determinado cosmético ou acessório de moda, por exemplo.

É possível até mudar a cor e outras características do objeto anunciado, quando for o caso. No exemplo usado pelo Facebook, o usuário pode escolher entra as diversas opções de cores de um par de óculos da marca Michael Kors. Se o produto agradar, é possível fechar a compra ali mesmo.

Obviamente, não é todo tipo de produto que pode ser “provado” em anúncios com realidade aumentada. Mas, além de objetos de uso pessoal, dá para pensar em itens de decoração: basta apontar a câmera para uma parede para saber se um quadro fica legal ali, por exemplo.

Por enquanto, os novos anúncios serão testados apenas nos Estados Unidos com marcas como Michael Kors, Sephora e Pottery Barn.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados