Nvidia - ruído em foto

Depois de usar inteligência artificial (IA) para gerar vídeos em câmera lenta e restaurar imagens corrompidas, a Nvidia quer implementar algoritmos semelhantes na remoção de ruído, granulações e outras imperfeições de fotos. Trata-se de um projeto chamado Noise2Noise.

Para tanto, a companhia apresentou recentemente um trabalho feito em parceria com pesquisadores do MIT e Universidade de Aalto, na Finlândia, que usa aprendizagem profunda para “limpar” as imagens.

Os ruídos — ou granulações, no caso de filmes fotográficos — são aqueles pontinhos que fogem do padrão de cores da foto, gerando um efeito de imagem suja ou borrada, dependendo das circunstâncias.

Há filtros em editores de imagens que conseguem amenizar ou até eliminar os ruídos. O pós-processamento de fotos em smartphones e câmeras digitais mais avançadas também pode reduzir o problema.

Só que nem sempre os filtros e o pós-processamento conseguem ser eficientes. Dependendo da imagem, pode haver diminuição considerável da definição em determinados pontos ou até mesmo perda de informações — um texto na foto pode ficar ilegível depois de passar pelo processo, só para dar um exemplo. É aí que surge a chance de a IA fazer diferença.

Sistemas que usam IA para remover ruído de imagens não são novidade. Eles normalmente são treinados com base na comparação de pares de fotos do mesmo objeto ou cenário, só que uma imagem tem ruído, a outra é limpa. A partir das diferenças entre elas é que o algoritmo aprende a distinguir os ruídos.

Mas o novo método consegue ir um pouco além. De acordo com a Nvidia, o algoritmo, treinado com mais de 50 mil imagens, pode remover ruídos e outras imperfeições sem necessidade de comparação com fotos limpas. Os pesquisadores usaram uma estrutura baseada em GPUs Tesla P100 e o TensorFlow (biblioteca de aprendizagem de máquina com código aberto) para conduzir o projeto.

Nvidia - ruído em ressonância

Nos exemplos acima, as imagens à esquerda tiveram ruído acrescentado artificialmente. As imagens no centro passaram pelo Noise2Noise. Note que os resultados são parecidos com as imagens à direita, que são originais e não têm ruído.

Os resultados são tão interessantes que os desenvolvedores presumem que, além de eliminar os incômodos ruídos das fotos, a técnica poderá ser usada para fins mais nobres, como melhorar a precisão de imagens de ressonância magnética. Mas, por ora, tudo não passa de uma pesquisa acadêmica (PDF).

Com informações: FastCompany.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados