Alphabet torna Loon e Wing empresas independentes

Projetos de internet via balões e entrega por drones autônomos acabam de ser "promovidos" pelo Google

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
wing
Wing, com seus drones para entregas, agora é uma empresa completa (imagem: divulgação)

A Alphabet, conglomerado multinacional que nasceu de dentro do Google e que gosta de criar novas empresas, acaba de “promover” dois projetos internos: Loon e Wing. Com este passo, ambos os projetos passam a atuar como empresas independentes.

Loon e Wing nasceram como parte de um projeto chamado X, ou anteriormente de Google X. O Loon tem como objetivo colocar balões ao redor do mundo para distribuir internet em áreas sem a estrutura de cabos, antenas e tudo mais que é necessário para a web funcionar. Já o Wing trabalha com entrega de pacotes com o uso de drones autônomos.

A mudança de projeto interno para empresa independente não altera o objetivo e nem mesmo os marcos alcançados. As duas empresas continuarão focando seus esforços no que já faziam, com a possibilidade de crescer ainda mais, já que não estão mais abaixo dos braços do Google.

Uma novidade esperada para uma empresa que deixa de ser um projeto de outra, é que o comando muda. Alastair Westgarth será o CEO do Loon, enquanto que James Ryan Burgess também assume o cargo de diretor executivo, só que no Wing.

Loon

Objetivo do Loon é oferecer internet em áreas remotas (imagem: divulgação)

A evolução de projeto para empresa também faz com que o X foque seus esforços em outros projetos. Alguns são bem curiosos, como o Makani e sua “pipa” geradora de energia eólica, ou então o Google Glass em sua versão empresarial.

Se você está curioso para saber tudo o que a empresa X está trabalhando no momento, é só entrar na página de projetos e navegar por tudo que está em desenvolvimento, ou então para as ideias que já são empresas (como o braço de carros autônomos do Google, com o nome de Waymo), ou até ler quais foram descontinuados, arquivados e finalizados.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados