Vendas de PCs no mundo crescem pela primeira vez em seis anos

Números da IDC e da Gartner são um pouco diferentes, mas confirmam alta no mercado de PCs

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dell Inspiron 14 7000
Dell Inspiron 14 7000

Depois de seis anos, as vendas de PCs voltaram a apresentar algum fôlego. A informação das empresas de pesquisa de mercado IDC e Gartner. Apesar de indicarem números diferentes, ambas confirmam o crescimento da categoria no segundo trimestre de 2018.

Segundo a IDC, as vendas de computadores cresceram 2,7% no período. Já a Gartner afirma que a alta foi de 1,4%. A diferença se deve aos diferentes métodos usados pelas empresas para avaliar as vendas de PCs.

Em seu levantamento, a IDC considera os Chromebooks e exclui os tablets com Windows, como o Surface Pro. A Gartner, por sua vez, usa um método inverso: não conta as vendas de Chromebooks, mas inclui os tablets com Windows.

Para as duas empresas, HP, Lenovo, Dell, Apple e Acer são as líderes do mercado de computadores. Na comparação com o segundo trimestre de 2017, as cinco apresentaram crescimento, indicando que a alta da categoria foi proporcionada por diversos tipos de PCs.

Segundo Mikako Kitagawa, analista da Gartner, a categoria foi impulsionada principalmente pela demanda de empresas, que compensaram a queda nas vendas para consumidores individuais. “No segmento de empresas, o momento do PC vai enfraquecer em dois anos quando o pico de substituição para o Windows 10 passar”, prevê.

De acordo com Jay Chou, pesquisador do IDC, o crescimento pode ser observado entre notebooks e desktops. “Ainda que os PCs tradicionais podem não ser os dispositivos padrões para muitos usos, o mercado continua mostrando sinais de resistência conforme a experiência de uso em computadores evolui”, analisa.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados