Uber adiciona formas para encontrar motorista com mais facilidade

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Uber está adicionando novos meios para ajudar na difícil tarefa de encontrar o motorista quando ele chega no local. Ao todo são três novas formas de contato, sendo a principal delas uma cor que será exibida no celular de quem espera o condutor. O passageiro levanta o celular e o motorista encontra mais facilmente a pessoa. Simples assim.

As novas formas de contato podem não fazer muita diferença para quem pede um carro pelo aplicativo e espera em uma área com poucas pessoas. Porém, é especialmente útil quando o usuário sai de show, ou do shopping e encontra dezenas de outros usuários também esperando seus motoristas.

A primeira e mais simples adição é de uma imagem de cor sólida no smartphone de quem pediu a corrida. A tela colorida pode ser ligada quando o motorista está chegando e ele também recebe uma notificação da cor que deve procurar. O usuário então levanta o celular e o motorista encontra com mais facilidade, sabendo que precisa olhar para uma cor e não para outra.

Em 2016 o Uber começou a oferecer um dispositivo para os motoristas, chamado de Beacon, que conversa com o smartphone via Bluetooth, tem a forma do logo do Uber e faz a cor que o usuário precisa procurar.

O novo método é mais econômico, já que a empresa não precisa fabricar uma peça extra. Hoje, a função de cor via hardware extra ainda não existe no Brasil, mas funciona em 14 cidades ao redor do mundo.

A segunda novidade será em forma de texto, que pode ser enviado para o motorista e será apresentada em uma série de frases pré-definidas. Este método já existe no Brasil, com o texto liberado para qualquer um dos lados escreverem livremente para o outro.

Por fim, a última nova forma utilizará o agendamento de corridas. Ela já existe, mas a novidade fica por conta de um crédito que será enviado ao usuário caso o condutor não apareça no horário solicitado. Serão US$ 10 (aproximadamente R$ 39 em conversão direta) para que uma nova corrida possa ser feita, já que viagens sob demanda podem ter custo elevado pelo valor dinâmico, o que não acontece com as viagens agendadas.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados