Início / Notícias / Internet /

YouTube, lance logo o modo picture-in-picture no desktop

Se você for sorteado, vai aparecer um botão "Ativar miniplayer" na barra inferior do YouTube

Felipe Ventura

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Vimos que, em março, o Google estava testando um modo picture-in-picture no YouTube para desktop. Isso significa que você pode assistir a um vídeo enquanto navega pela interface da web. Eu pude experimentar esse recurso, e gostaria que ele fosse lançado o quanto antes, por favor.

Se você for sorteado, vai aparecer um botão “Ativar miniplayer” na barra inferior do vídeo (junto a opções como Detalhes, Legendas e Tela inteira). Clique nele, e o vídeo será deslocado para o canto inferior direito da tela.

Então, você poderá realizar uma busca, navegar pelos canais, dar uma olhada em playlists, entre outros — tudo enquanto o vídeo é reproduzido na tela. No entanto, se você clicar em outro vídeo, ele começa a tocar e interrompe a reprodução do que estava passando antes.

O vídeo tem um tamanho razoável, e oferece controles para pausar, reproduzir, avançar ao próximo vídeo, e fechar. Ele não é redimensionável. Clique nele para restaurá-lo ao tamanho original.

Veja como funciona:

Se você abrir uma playlist, poderá navegar pelos vídeos clicando na barra inferior. Há opções para reproduzir em ordem aleatória, repetir quando chegar até o final, e se inscrever na lista.

Esse recurso apareceu para mim enquanto eu não estava logado, usando o Google Chrome no Windows 10. Tentei abrir o YouTube em outros navegadores (Firefox, Microsoft Edge), mas não havia a opção do miniplayer. Experimentei isso no Chrome Canary — que está testando uma nova interface — e também não deu certo.

Acho que fui escolhido aleatoriamente em um teste A/B. Quando eu fechar o navegador, o botão “Ativar miniplayer” deve desaparecer. Espero que o YouTube lance isso oficialmente.

Barra com miniplayer

Também em março, o Engadget descobriu que o YouTube estava testando outro miniplayer.

Neste caso, ele aparece como uma barra na parte superior quando você rola a página para baixo, chegando à área de comentários. Dessa forma, o vídeo sempre fica visível para o usuário. (Eu não tive acesso a isso, no entanto.)

PIP no Android

O YouTube liberou um modo picture-in-picture em seu aplicativo para Android. Inicialmente, isso foi testado em vários países, mas chegou oficialmente apenas aos EUA e com algumas limitações.

Ele está disponível “somente para dispositivos móveis com o Android 8.0 Oreo ou versões posteriores”; e para assistir clipes de música, é preciso ser assinante do YouTube Premium (antes Red).