O caso do WhatsApp clonado foi parar na Polícia Federal: os agentes deflagraram na terça-feira (17) a Operação Swindle (fraude, em inglês), para desarticular um grupo que clonava números de celular para se passar por outras pessoas e aplicar golpes pelo aplicativo de mensagens.

O golpe atingiu até mesmo integrantes do alto escalão do governo federal, como os ministros Carlos Marun (Secretaria de Governo), Osmar Terra (Desenvolvimento Agrário) e Eliseu Padilha (Casa Civil). Mais de 20 deputados federais também foram alvo dos criminosos.

A técnica consiste em acessar sistemas das operadoras que permitem transferir o número para um chip ao qual os criminosos têm acesso. Depois, a conta do WhatsApp é migrada para um novo aparelho, mantendo o nome e a foto de perfil da vítima. Então, eles pedem aos contatos próximos que transfiram dinheiro para uma determinada conta. Ao atenderem o pedido, estão dando dinheiro para os fraudadores.

Para desarticular o grupo, a Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. “Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa”, diz a PF.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados