Notícias Negócios

Facebook tem mais usuários que WhatsApp no Brasil e chega a dois terços da população

WhatsApp atingiu 120 milhões de usuários brasileiros; Facebook tem 127 milhões

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Enquanto as operadoras insistiam em cobrar por mensagem de texto, o WhatsApp foi ganhando mercado no Brasil e se tornou dominante. Mas não tanto quanto o Facebook: a rede social conquistou 127 milhões de usuários ativos mensais no país, atingindo quase dois terços da população.

O número foi divulgado pela Folha, que informa ainda que o WhatsApp possui 120 milhões de usuários ativos no Brasil. Curiosamente, ambos os números já são maiores que a estatística mais recente sobre a penetração de internet no país: segundo o IBGE, no final de 2016, havia 116 milhões de brasileiros conectados.

Facebook - democracia

A forte presença do Facebook e do WhatsApp torna o Brasil um dos cinco maiores mercados para a empresa de Mark Zuckerberg. No mundo, a rede social chegou a 2,2 bilhões de usuários ativos mensais, mesmo com campanhas para deletar contas após o escândalo Cambridge Analytica, enquanto o aplicativo de mensagens atingiu 1,5 bilhão.

O Facebook só não consegue ganhar muito dinheiro com tantos usuários brasileiros. Nos relatórios financeiros, a empresa divulga publicamente o faturamento médio por usuário; nos Estados Unidos e Canadá, o ganho por pessoa no primeiro trimestre de 2018 foi de US$ 23,59; enquanto isso, o “resto do mundo” (que inclui África e América Latina), rendeu US$ 1,68 por usuário.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque