Facebook, Google, Microsoft e Twitter se unem para facilitar migração de dados entre serviços

Data Transfer Project é uma iniciativa conjunta para padronizar transferências de informações entre servicos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Data Transfer Project

Um grupo formado por Facebook, Google, Microsoft e Twitter se uniu nesta sexta-feira (20) para criar o Data Transfer Project. Com a iniciativa, as empresas querem facilitar a transferência de informações de um serviço para outro, sem exigir que os usuários baixem e enviem seus dados manualmente.

No blog oficial, o Google informa que já possui uma ferramenta batizada de Download Your Data (antigamente conhecida como Takeout) em que os usuários podem baixar seus dados salvos em mais de 50 serviços da empresa, como vídeos do YouTube, mensagens do Gmail, conversas do Hangouts e afins. Essas informações podem ser enviadas não apenas ao Google Drive, mas também ao Dropbox, Box e OneDrive.

Agora, a ideia é permitir que o conteúdo seja migrado de um serviço para outro de forma automatizada. Você poderia transferir seus e-mails do Gmail para o Outlook.com, ou suas fotos do Instagram para o Google Fotos, por exemplo. O site do Data Transfer Project deixa em aberto a entrada de novos membros, o que tornaria possível migrar playlists de um serviço de música ou dados de fidelidade de um supermercado.

Antes e depois do Data Transfer Project

Antes e depois do Data Transfer Project

O Data Transfer Project tem código aberto e está sendo publicado no GitHub. Ele consiste principalmente de “adaptadores” que convertem os dados gerados por uma API proprietária em uma informação padronizada que possa ser entendida por outro serviço. Tudo é transferido por meio de um sistema que criptografa as informações em trânsito, evitando que os arquivos caiam em mãos erradas.

É claro que o projeto pode ser um grande avanço para a portabilidade de dados — especialmente porque hoje é difícil migrar informações de um serviço para outro, já que muitas vezes não há um padrão e as velocidades de upload das nossas conexões também não ajudam. Ao mesmo tempo, o espírito “colaborativo” e “aberto” pode ajudar as gigantes de tecnologia a enfrentarem os recentes (e cada vez mais frequentes) escândalos de violação de dados e acusações de monopólio.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados