Cientistas dizem ter encontrado água líquida em Marte

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Água, marcada em azul (direita), está no polo sul de Marte. (imagem: divulgação/Mars Express)

Depois de tanto tempo com resquícios do que poderia ser água, finalmente os cientistas europeus afirmam que há água líquida em Marte. A área onde está reservada a água tem 20 quilômetros de diâmetro e está logo abaixo da calota de gelo no polo sul do planeta vermelho.

Esta afirmação é baseada em análise de dados que foram coletados entre o final de maio de 2012 e dezembro de 2015. As informações são de uma missão orbital chamada de Mars Express, que emitiu ondas de rádio em uma área do polo sul de Marte que tem 200 quilômetros de extensão.

As ondas refletidas foram analisadas e em uma área de 20 quilômetros, o reflexo foi maior do que o refletido pela área próxima. A maior quantidade de ondas que voltaram é sinal de permissividade dielétrica da região, comum em água líquida e não tão forte em gelo ou outros materiais. A razão para a água não estar congelada pode estar ligada com a pressão atmosférica do local e a presença de uma salmoura no líquido.

Cientistas na Agência Espacial Europeia estão animados e afirmam sem receio de que não há outra possibilidade para a mudança no reflexo das ondas, que não água. A presença de água logo abaixo de calotas de gelo pode dar a entender que há mais água espalhada por outras regiões, abaixo da superfície.

Ainda não há afirmação concreta sobre possível vida ainda existindo na região, por mais fria que seja a salmoura. Porém, como acontece em regiões geladas da Terra, como na Groenlândia, bactérias sobrevivem nestes locais. É só uma questão de sorte (ou azar) encontrar os primeiros marcianos vivos – e espero que o Marvin não esteja por lá.

Com informações: Gizmodo.

Receba mais sobre Marte na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados