Steam lança novo chat para competir com o Discord

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A partir de hoje (25) o Steam começa a liberar uma nova forma de chat dentro da plataforma. Com claro objetivo de melhorar a competitividade com o Discord, o bate-papo estava em testes desde junho e será liberado para todos aos poucos.

Lançado em 2015, o Discord é um aplicativo gratuito de chat com suporte a voz e que chamou atenção de muitos gamers que utilizam, dentre outras, a plataforma da Valve para jogar. Este é um terreno que o Steam vem perdendo usuários, já que há mais recursos interessantes do lado do Discord, do que do simples chat que existe até hoje por lá.

O banho de loja que significa este novo chat inclui recursos como suporte para compartilhamento de GIFs e links de vídeos, sem a necessidade de instalação de qualquer app terceiro. Com a novidade os usuários poderão filtrar amigos por jogos e por grupo de conversa que já estão inseridos. Como ficou famoso no Discord, o Steam agora também oferece suporte para chat por voz com outros usuários do mesmo grupo ou canal.

Ainda é cedo para afirmar se os 130 milhões de usuários registrados no Discord voltarão ao bate-papo do Steam, o que dá ao Discord uma força que poucas empresas conseguem ao poder identificar milhões de jogadores, com informações sobre seus jogos e atividades neste meio. Vale lembrar que ter tantos dados sobre cada jogador, é uma informação bastante rentável.

Aparentemente o motivador da reformulação do chat do Steam não é bem apenas do papo entre usuários, ou dos dados que o Discord tem, mas sim o receio de que o chat concorrente abra uma loja semelhante ao que a Valve fez. Se ela fizer isso, junto de tantos que já utilizam seu chat, seria garantia de problema instantâneo para a empresa que nunca lançou Half-Life 2 Episode 3 (sim, eu ainda espero este jogo).

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados