Fortnite para Android não será liberado na Play Store

A Epic Games não quer pagar 30% ao Google por cada compra feita em Fortnite

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite para Android

Fortnite chegará em breve ao Android, mas você não poderá baixá-lo da forma convencional. Assim como indicavam alguns rumores, o jogo não estará disponível na Play Store. Em vez disso, será preciso baixar o arquivo de instalação diretamente em seu site.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pela Epic Games, produtora do jogo. De acordo com a empresa, a decisão de não lançar Fortnite na Play Store visa atingir dois objetivos principais: manter uma relação direta com os usuários e, principalmente, evitar o pagamento de uma taxa de 30% ao Google em cada compra feita no jogo.

“A taxa de 30% é um custo alto em um mundo no qual os 70% para os desenvolvedores cobrem todo o custo de desenvolvimento, operação e suporte de seus jogos”, disse o CEO da Epic, Tim Sweeney, ao The Verge

Para o executivo, a parcela só é justificada em consoles em que há um grande investimento em hardware e em marketing. Ele entende que o valor é desproporcional às despesas de plataformas abertas como o Android.

A estratégia de não oferecer Fortnite na Play Store pode afetar especialmente os usuários que não estão acostumados com outras lojas de aplicativos. Além disso, alguns deles podem deixar de baixar o jogo por preocupações relacionadas à segurança.

Para Sweeney, isto não será um problema. “Os sistemas operacionais móveis oferecem segurança cada vez mais robusta e baseada em permissões, dando liberdade para os usuários escolherem o que cada aplicativo pode fazer”, afirma.

“Em nossa opinião, esta é a maneira como todas as plataformas devem fornecer segurança, em vez de permitir o monopólio de uma loja que decide o que os usuários estão autorizados a baixar”, continuou.

A decisão da Epic pode dar início a mudanças significativas na forma de distribuição de apps e jogos. Por conta da abertura do Android e da popularidade do jogo, é possível adotar uma estratégia mais arrojada.

Em sua versão para iOS, o jogo foi lançado na App Store justamente pela proibição à aplicativos que não foram aprovados pela Apple e que não estão em sua loja. As primeiras três semanas no sistema foram muito bem-sucedidas, com arrecadação de US$ 15 milhões.

A tendência é que os números também sejam animadores com a chegada ao Android. A data lançamento não foi anunciada, mas deve ocorrer em 9 de agosto, junto com o Galaxy Note 9. A Epic teria fechado um acordo com a Samsung para oferecer o jogo em exclusividade para o celular durante 30 dias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados