O que há de novo no Android 9 Pie

Google acrescenta gestos no botão Home, inteligência artificial e ferramentas de bem-estar digital

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 8 meses
Android Pie

Quais as novidades do Android 9 Pie? O Android P enfim ganhou um nome oficial e já está disponível para smartphones Pixel. A atualização do Android será liberada primeiro para celulares no programa beta, como os aparelhos Pixel, do Google. Neste post, reunimos o que há de novo no Android 9 Pie.

Os principais recursos do Android 9 Pie são os mesmos que vimos em maio, durante a conferência Google I/O. Isso inclui gestos com o botão Home para acessar os apps abertos; recursos de inteligência artificial para otimizar o brilho de tela e bateria; ferramentas de bem-estar digital para reduzir o vício em smartphones; entre outros.

Gestos na interface

O Android 9 está adotando gestos no botão Home virtual. Você pode deslizá-lo para cima e navegar pelos apps usados ​​recentemente, com uma pré-visualização em tela cheia de cada um.

É possível selecionar texto dentro dessas prévias, e isso tem suporte a reconhecimento de significado: por exemplo, ele sugere abrir o Chrome caso seja uma URL, ou o Maps caso seja um endereço.

Trata-se de um recurso opcional que precisa ser ativado manualmente nas Configurações; por padrão, você ficará com a tradicional barra com botões Voltar/Menu/Multitarefa.

O Google também lista outras melhorias na interface:

  • uma nova barra de status projetada para funcionar melhor em telas com notch;
  • Configurações Rápidas reprojetadas na tela de notificações;
  • editor de prints, e opção “Captura de tela” quando você segura o botão liga/desliga;
  • controles de volume simplificados;
  • botão para confirmar a rotação da tela.
O editor de prints.
Controles de volume simplificados.
Aviso para ativar rotação de tela.

Recursos de inteligência artificial

O Android 9 traz algo chamado Bateria Adaptativa, que usa deep learning para entender seus padrões de uso, e prioriza a bateria para os apps e serviços mais importantes para o usuário, mantendo-os ativos em segundo plano.

Por sua vez, o Brilho Adaptativo aprende como o usuário gosta de definir o nível de brilho, considerando a iluminação ambiente, e faz o ajuste de maneira automática.

Há também as Ações nos Apps (app actions), para prever o que você fará em seguida e oferecer um atalho para realizar isso mais rápido. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, o Android sugere continuar ouvindo uma playlist no Spotify.

E, ainda este ano, teremos os Slices. É uma forma de trazer parte da interface de um aplicativo na busca do Google. Por exemplo, se você digitar “Lyft”, verá uma “fatia” (slice) do aplicativo — concorrente do Uber nos EUA — mostrando o preço de uma corrida até sua casa e o tempo de chegada do motorista.

Bem-estar digital

O Google vai oferecer algumas ferramentas para que os usuários evitem o vício no uso de smartphones no recurso chamado Bem-Estar Digital: o que é e como ativar no Android 9 Pie. Isso inclui:

  • um painel de controle mostrando o tempo gasto em cada aplicativo, quantas vezes você desbloqueou o aparelho, e quantas notificações recebeu;
  • o App Timer, para impor um limite de tempo nos aplicativos, e deixar o ícone do app cinza para lembrar que você não deve mais usá-lo por hoje;
  • o Wind Down, que ativa a Iluminação Noturna quando escurecer, ativa o Não Perturbe e deixa a tela em escala de cinza na hora de dormir, para estimular menos o cérebro e não atrapalhar você a pegar no sono.

Estes recursos serão lançados oficialmente em smartphones Pixel no terceiro trimestre, mas os usuários podem testá-los em beta acessando este link. Enquanto isso, dispositivos no programa Android One vão recebê-los no final do ano.

Segurança e privacidade

O Android 9 restringe o acesso ao microfone, à câmera e a outros sensores quando um aplicativo estiver ocioso ou rodando em segundo plano. Caso ele precise acessar um sensor, será necessário mostrar uma notificação persistente para informar o usuário.

Você pode usar um segredo (PIN, padrão ou senha do dispositivo) para proteger seus backups do Android com criptografia. Além disso, ele traz um modelo de segurança aprimorado para biometria, e permite armazenar dados confidenciais, como informações de cartão de crédito, usando um chip dedicado (tal como o iPhone e seu Secure Enclave).

O sistema também utiliza o TLS por padrão, além do DNS-over-TLS, para ajudar a proteger sua privacidade na internet.

E mais

Eis alguns ajustes pequenos, mas importantes, na experiência do Android 9:

  • suporte nativo a câmeras duplas ou triplas, para efeitos de imagem como desfocar o plano de fundo;
  • suporte nativo a dispositivos com proporção 18:9 e telas mais altas;
  • é possível conectar até cinco dispositivos Bluetooth e alternar entre eles (chamadas recebidas serão enviadas para todos os aparelhos conectados);
  • o sistema lembra o último volume que você definiu para cada um dos seus dispositivos Bluetooth;
  • suporte integrado a HDR (High Dynamic Range) no formato VP9 Profile 2 para filmes no YouTube e no Google Play Filmes;
  • suporte a imagens HEIF, formato que oferece maior compressão (e consome menos espaço) se comparado ao JPEG;
  • Como ativar o tema escuro no Android 9 Pie;
  • emojis para ruivos, super-heróis, lhamas e lagostas.

Quando?

Donos do Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL já podem baixar o Android 9. A atualização será liberada over-the-air e deve chegar a todos os usuários nos próximos dias. O Essential Phone também foi contemplado.

Enquanto isso, os outros dispositivos participantes do programa Android Beta vão receber o update até o quarto trimestre. São eles:

  • Nokia 7 Plus
  • OnePlus 6
  • Oppo R15 Pro
  • Sony Xperia XZ2
  • Vivo X21 UD
  • Vivo X21
  • Xiaomi Mi Mix 2S

Dispositivos no programa Android One também devem receber o Android 9 até o fim do ano. Isso inclui o Nokia 6.1Nokia 7 Plus, Nokia 8 Sirocco, Xiaomi Mi A2 e Mi A2 Lite. Eles têm garantia de dois anos de atualizações de versão; e patches de segurança por até três anos.

E quanto aos outros smartphones e tablets, de fabricantes como Samsung, LG e Motorola? Bem, aí você terá que esperar um pouco.

Atualizado às 16h27

Receba mais sobre Android 9 Pie na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados