Fabricante de chips do iPhone é infectada por malware e pausa produção

Apple é a maior cliente da TSMC, respondendo por 21% de sua receita

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Apple projeta diversos chips de seus dispositivos, como o processador de iPhones e iPads, e usa a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) como parceira exclusiva para fabricá-los. Ela é a maior empresa de Taiwan, e sofreu um enorme ataque de malware na última sexta-feira (3).

A TSMC diz à Bloomberg que um fornecedor instalou software infectado em seus sistemas sem escaneá-lo antes. Então, uma variante do ransomware WannaCry — que afetou empresas em todo o mundo no ano passado — se espalhou assim que teve acesso à rede de computadores.

Segundo a fabricante, 80% das linhas de produção afetadas pelo malware já voltaram a funcionar normalmente. Isso deve chegar a 100% ainda nesta segunda-feira (6). No entanto, ela diz que o incidente pode atrasar suas remessas, sem especificar quais clientes serão afetados.

Analistas dizem à Bloomberg que provavelmente todas as fábricas da TSMC para wafers de 12 polegadas foram infectadas. Elas produzem chips para a Apple, maior cliente da empresa, que responde por mais de 21% de sua receita.

Esta falha de TI saiu caro. A fabricante estima que a receita do terceiro trimestre será reduzida em cerca de 3% devido ao incidente, chegando a US$ 8,45 bilhões.

“A TSMC já foi atacada por vírus antes, mas esta é a primeira vez que um vírus afeta nossas linhas de produção”, diz a diretora financeira Lora Ho à Bloomberg. Ela complementa que a empresa “tomou medidas para fechar essa brecha e reforçar ainda mais as medidas de segurança”.

Segundo a TSMC, nenhuma informação confidencial foi comprometida no ataque, e a maioria dos clientes já foi notificada.

Rumores dizem que a Apple prepara três novos iPhones para o terceiro trimestre, todos com o visual do iPhone X, e eles já vêm sendo fabricados. Ela também estaria planejando novos modelos do iPad e do Apple Watch, que costumam usar chips produzidos pela TSMC.

Com informações: Bloomberg, (2). Atualizado às 16h43.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados