Anatel libera 4G na faixa de 700 MHz em todas as capitais do Brasil

Desligamento da TV analógica permite usar essa frequência para banda larga móvel

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

As conexões 4G vão ficar melhores com o desligamento da TV analógica. Ainda este mês, todas as capitais do país estarão na TV digital. Por isso, a Anatel já autorizou o uso da frequência de 700 MHz para telefonia móvel nessas cidades.

A faixa de 700 MHz foi liberada para uso no 4G em todas as capitais e também nas cidades do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). Ela promete velocidades maiores e melhor cobertura, tanto dentro como fora de casa.

Em 14 de agosto, o sinal analógico será desligado nas capitais que ainda não migraram para a TV digital. Isso inclui Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), no Norte; além de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), no Centro-Oeste.

Até lá, as operadoras não podem usar a faixa de 700 MHz nessas cidades, mas podem iniciar os testes de mitigação — isso detecta possíveis interferências na TV aberta ou na rede de outras operadoras. Elas farão campanhas para explicar à população como agir nesses casos.

Segundo a Anatel, o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) autorizou a mitigação preventiva em 3.858 cidades. Desse total, 1.854 já finalizaram o processo — cobrindo 60% da população brasileira — e podem usar o 4G em 700 MHz.

A banda 28 (700 MHz) oferece maior penetração de sinal, conseguindo ultrapassar obstáculos — como paredes — e melhorando a cobertura em ambientes internos. Além disso, esta frequência mais baixa tem alcance maior, ou seja, pode cobrir áreas mais extensas se comparada à banda 3 (1.800 MHz) e banda 7 (2.600 MHz).

Segundo a Anatel, o 4G já representa 50% dos contratos de internet móvel no país, correspondendo a 118 milhões de linhas. Essa tecnologia está presente em mais de 4 mil cidades, ou 73% do total.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados